Tour de bike pela França

A nossa dica vai para todas as pessoas que amam pedalar, comer, beber e dormir.

Aos amantes de vinho há características únicas de uma boa garrafa de vinho, e uma palavra muito comum de se ouvir: terroir, que se refere à combinação precisa da geografia, clima e o solo para um vinho único, típico e com a essência da França. O terroir está presente em todos os aspectos da vida francesa, sendo uma aventura explicar tudo, e é claro que não há lugar ruim para começar se aventurar. Ao mergulhar nas regiões da França nos deparamos cada vez mais com os prazeres que a vida nos proporciona.

O tour de bike na França pode ser feito em diferentes regiões do país. Desde os altos picos de Alpes até a vegetação exuberante de girassol de Provença.

 

 

PROVENÇA a1.png

Ao sudeste da França, Provença é famosa por seus campos de lavanda banhados pelo sol, litorais cintilantes, espetaculares vilas medievais e vistas que inspiram a obra de Van Gogh e Cézanne, sendo um dos lugares mais mágicos do mundo para andar de bicicleta. A culinária da região possuir frutos do mar excepcionais e o famoso bouillabaisse, tapenade, ratatouille, e os calissons d’Aix. Já os vinhos de Provença são escandalosamente satisfatórios entre eles Châteauneuf-du-Pape, Gigondas e Côtes de Provence.

 

BORGONHAa2

Os amantes de vinho se regozijam! Situada no leste da França, a Borgonha oferece alguns dos vinhos mais famosos do mundo, Côte de Beaune, Côte de Nuits, Mâcon e muito mais. Para completar a coleção de vinhos,  Na região encontram-se os castelos Regal, florestas densas e exuberantes e grandes abadias e igrejas românticas de beleza pura.  Para completar a coleção de vinhos, a Borgonha também é conhecida pela cozinha mais elegante da França. Jantar em um dos vários restaurantes com estrelas Michelin e aproveite as iguarias locais como o coq au vin, boeuf bourguignon, escargot, jambon persillé, foie gras. 

 

BORDEAUXa3

Situada no sudeste do país, Bordeaux não é só conhecida por seus vinhos magníficos, mas também por vistas deslumbrantes ao longo do rio Dordogne, cidades medievais, infinitos acres de vinhos e vegetação exuberante.

 

 

 

LOIREa4

Situada na região central do país, não é um lugar com exibições de castelos majestosos, a paisagem é interrompida apenas por vales, vinhedos e pomares, sendo uma terra de verdadeiro encantamento. A gastronomia nobre típica de peixes de rio fresco, espargos locais, cogumelos. Com uma terra tão fértil os vinhos de Loire também são marcantes e fortemente influenciados pelos diversos terroir. Bebidas secas, semi-doces e doces e a versátil uva Chenin blanc.

 

CHAMPAGNEa5

Situada na região do nordeste da França, Champagne é conhecido pelo vinho branco espumante, florestas exuberantes em Montagne de Reims, igrejas e grandes vinícolas. A gastronomia da região é deliciosa e diversificada, incluindo a caça selvagem – javali, veados, coelhos – pato e waffles.

 

ALPESa6

No passeio de bicicleta pelos Alpes, você vai explorar as montanhas que correm ao longo da fronteira leste da França, conhecida por suas escaladas com visas sobre o vale abaixo. O cenário, o caminho de cada montanha combinado com uma cozinha francesa autêntica e nutritiva, faz dos Alpes um cenário verdadeira mágico para o seu passeio de bicicleta na França.

 

PYRENEESa7

Enquanto os Alpes são longos e graduais e atravessam por dentro o caminho do vale , as montanhas de Pyrenees são ingrimes e passam direto pelos vales. Para saborear, sua culinária contra com o famoso jamón de bayonne e uma excelente de charcuterieSeu paladar com pratos temperados pelo Piment d’Espelette e uma vasa seleção de queijos.

 

 

BRITTANYa8

A história de Brittany é da terra e mar. A costa da França, é conhecida pelo seu litoral cênico e rochoso, mansões senhoriais com vista para o mar que inspiram a obra de Paul Gauguin. Ao pedalar percebe-se a brisa fresca do oceano que está sempre presente e bem vinda. Delicie-se com os crepes doces e salgados, famoso caramelo, manteiga bretão, caranguejos e amêijoas.  A maravilhosa cozinha de Brittany é a essência do simples e fresco, com cidras duras locais, cervejas artesanais, whisky e couchenn.

 

NORMANDIAa9

Situada na costa norte da França, Normandia é um lugar bonito e sombrio. As praias, bem como as cidades próximas, Honfleur e Deauville, serviram há muito tempo como inspiração artística. As vistas costeiras na Normandia são espetaculares, um cenário encantador para um passeio de bicicleta. Oferece frutos do mar requintadamente frescos, como ostras, queijos de Camembert e Pont l’Evêque, crepes e tortas doces e salgadas.

 

DORDOGNEa10

Esta região exuberante e florestada no sudoeste da França é uma terra cheia de cavernas, rios e criações pré-históricas. Viaje ao longo da Dordogne, desfrutando de vistas das pinturas rupestres de Cro-Magnon, ruínas romanas antigas, desfiladeiros impressionantes e penhascos íngremes ao longo das margens dos rios. Entre as margens do rio para se maravilhar com florestas e encostas verdes é a combinação perfeita de terreno para um passeio de bicicleta. Os vinhos Bergerac e Monbazillac encontrados na Dordogne são o companheiro perfeito da sua gastronomia, que possui pratos como trufas de Périgord, pato, ganso de Toulouse, queijo de cabra Rocamadour e cogumelos.

 

ALSÁCIAa11

Situada na fronteira ao norte da França com a Alemanha, a Alsácia “trocou as mãos” entre os dois países várias vezes na história. Até hoje, a região apresenta uma influência germânica, do dialecto alsaciano local à cozinha regional e cervejas destacadas. A beleza da Alsácia é feita por suas vistas espetaculares sobre o rio Reno e os Vosges, bem como os seus pitorescos castelos da época feudal e aldeias encantadoras. Ciclismo ao longo deste maravilhoso campo é uma viagem pela história, bem como uma aventura culinária. A Alsácia é famosa por seu queijo Munster, torta do vale, torta do fromage blanc, torta de mirtilo, e chucrute. Acompanhe tudo com um Riesling ou Gewürztraminers seco mundialmente famoso ou uma das excelentes cervejas Fischer ou Kronenbourg.

 

CORSICAA12

Apropriadamente chamada l’Isle de Beauté, a Corsica é uma ilha montanhosa do Mediterrâneo da França. Suas costas rochosas são impressionantes, com suas formações de granito únicas, conhecidas como les Calanches em direção ao mar. Suas florestas exuberantes e praias só aumentam sua beleza intocada. A Corsica oferece uma deliciosa combinação de cozinha da montanha e do mar, incluindo javali, carnes locais, queijos de cabra e ovelha, castanhas e frutos do mar frescos.

 

Existem quatro níveis – um, dois, três e quatro – e suas respectivas dificuldades. Há o acompanhamento de guias, em mais especial um gourmet que ao entrar nos restaurantes e vinícolas dá grande suporte e auxílios sobre a gastronomia da região. E outro guia fica na van que acompanha o grupo por todo a trajetória, então você pode pedalar o quanto quiser e assim que estiver cansado é só entrar na van e aproveitar as paisagens deslumbrantes. Não é necessário levar sua própria bicicleta pois são oferecidas bicicletas adequadas para cada tour e cada pessoa. O tour de bike não se limita apenas a França, você pode participar de tour nas regiões da Itália, Espanha, Portugal, Estados Unidos.