A mais deslumbrante cidade russa: São Petersburgo

A cidade é a segunda maior da Rússia e quarta maior cidade do mundo. Seu centro histórico e monumentos foram classificados pela UNESCO como Patrimônio Mundial na Rússia. Recebeu o apelido de “Veneza do Norte” devido à semelhança dos seus canais aos da cidade italiana.

Situada às margens do rio Neva, um largo e charmoso rio em que encontram-se diversas pontes, a mais famosa é ponte do palácio, que se abre após a meia noite para que as embarcações possam passar e tornando-se um lindo espetáculo onde locais e turistas se reúnem para assistir.

O jogo do Brasil será realizado no dia 22 de junho contra a Costa Rica no estádio Krestovsky. Ele está localizado na Ilha Krestovsky, cerca de 11 km do centro da cidade.

Bem próximo ao estádio encontra-se o excelente parque de diversões Divo Ostrov que possui entretenimento para adultos e crianças. A entrada é gratuita e cada atração é paga individualmente, os preços também são razoáveis. Pegue a linha 5 roxa do metrô e desça na estação Krestovskiy Ostrov (Крестовский остров). Dica SanCaTur: Vá com bastante tempo, pois o parque possui muitas atrações e aproveite os brinquedos altos para apreciar a vista da belíssima São Petersburgo.

Continuando a falar sobre atrações, não podemos deixar de citar o deslumbrante museu Hermitage, um dos maiores museus de arte do mundo. O complexo possui seis palácios e pavilhões e está localizado às margens do rio Neva. Em sua visita é possível ter acesso às obras de artes de Leonardo Da Vinci, Matisse e Picasso, uma coleção egípcia de tirar o fôlego, Rembrandt, Botticelli, Caravagio, entre outros. É possível comprar os ingressos antecipadamente pelo site evitando extensas filas e que pode dar acesso à apenas aos edifícios ou as coleções de arte. Dica SanCaTur: na primeira quinta-feira de cada mês a entrada é gratuita.

O museu fica próximo à maior e mais movimentada avenida Nevsky Prospekt da cidade, onde é possível encontrar ótimos bares, restaurantes (procure pelo restaurante Frikadelki que possui diversas opções no cardápio e um excelente custo benefício), cafeterias e parte dos melhores hotéis. Caminhe pela extensa avenida e aprecie os seus majestosos edifícios, ela também é ótima para fazer compras.

HERMITAGE

Hermitage

Ainda próximo à avenida Nevsky Prospekt, é possível encontrar outros pontos turísticos que valem a pena serem visitados, como:

  • Catedral de Kaazan

A catedral foi construída entre 1801 e 1811 especialmente para abrigar a imagem da Nossa Senhora de Kazan, uma das imagens de maior devoção para a Igreja Ortodoxa russa e também abriga algumas relíquias militares.

A entrada é gratuita e lembre-se de respeitar as regras, o silêncio deve ser mantido e é proibido fotografar a parte interna do templo. As mulheres devem entrar com a cabeça coberta e sem batom.

É possível fazer uma visitação com guia das 10 às 18 horas, além de utilizar um sistema de guias de áudio.

Acesse o site para mais informações.

  • Catedral do Sangue Derramado

A catedral foi construída entre 1883 e 1907 e leva esse nome devido ao fato de ser o local onde o czar Alexandre II foi assassinado, o mausoléu está exposto ao lado do altar. É feita de mosaicos e possui uma das maiores coleções de mosaicos da Europa.

É permitido fotografar (sem flash) e além disso, é possível comprar souvenir dentro da loja que está instalada na igreja.

Não deixe de visitá-la, a arquitetura é deslumbrante.

catedral do sangue derramado

Catedral do Sangue Derramado

Outro ponto que deve conter no roteiro de visitas é o Palácio Peterhof, um complexo de palácios, fontes e jardins, construído pelo czar Pedro, como símbolo de grandeza russa em comemoração a conquista russa sobre a Suécia na disputa da baía do rio Neva e serviu como residência de verão para os antigos czares russos.

O passeio exige um dia inteiro (e para conhecer tudo, mais de um dia), o complexo de palácios fica cerca de 40 minutos do centro de São Petersburgo e é possível chegar de barco aproveitando a belíssima vista do mar Báltico (pegue em frente ao museu Hermitage – esta opção é válida apenas no verão), carro (táxi/uber) ou metrô, descendo na linha 1 vermelha, na estação Avtovo, saia do metrô e caminhe para o outro lado da rua através da passarela e pegue ônibus (ou vans) que estão escritos como “Fonte” ou “Peterhof”- as linhas são: K-224, K-300, K-424, K-424А e os ônibus municipais: №200, №210 , essa é a maneira mais econômica de chegar até o palácio.

A vantagem de chegar através do transporte público ou carro é poder iniciar o trajeto já nos Jardins Superiores, que estão localizados em frente ao Grande Palácio e é o único local gratuito de todo o complexo. Atravessando por todo o jardim, encontra-se a bilheteria.

É possível contratar também alguns serviços com guias dentro do complexo, como: guias por áudio, através de carros elétricos na parte dos Jardins Inferiores, tour de bicicleta, tour de trem e passeios de barco.

Após a bilheteria, o primeiro local é ser visto é o Grande Palácio, que separa os Jardins Superiores e os Jardins Inferiores. Em frente ao palácio é possível já visualizar uma das grandes atrações que é a Grande Cascata, um dos locais mais disputado pelos turistas para tirar fotos.

Os jardins inferiores também estão repletos de atrativos: Palácio de Monplasier, pavilhão do Hermitage e o Palácio Marley, além das fontes, cerca de 150 espalhadas por toda a extensão do jardim que ao todo possui 112 hectares.

Atenção: Todas fontes funcionam apenas no verão

É possível comprar os ingressos antecipadamente através do site e os valores iniciam em 1000 rublos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em São Petersburgo há a vantagem de que no metrô as placas também são em inglês, facilitando assim a vida dos turistas. Para utilizá-lo, basta adquirir suas fichas (zhetoni) nos caixas identificados com a palavra Kassa, ou é possível também adquirir um cartão que dá direito a um número maior de viagens. Caso pretenda utilizar bastante o metrô e por alguns dias, o cartão é a melhor opção.

A cidade é enorme e merece alguns dias para que possa ser devidamente aproveitada. A nossa dica é que seja dedicado um grande número de dias e muita disposição, tênis e roupas confortáveis para caminhar em cada parte de São Petersburgo.