#SanCaTur Indica: Quinta da Regaleira, Sintra – Portugal

Conhecendo a vila de Sintra

Sintra está localizada a 28 km de Lisboa no alto de uma serra, a viagem  de carro dura cerca de meia hora, caso esteja utilizando o transporte público, pegue o trem a partir da estação Rossio (há partidas também de outras estações) até a cidade de Sintra, a viagem dura cerca de 40 minutos.

Classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, a vila já foi habitada pelos celtas e depois pelos mouros, até que finalmente tornou-se um refúgio de verão da realeza portuguesa, deixando a herança arquitetônica evidente. Conta com diversos palácios históricos, florestas, jardins esplendorosos, mirantes, muralhas, cavernas e lagos, tudo emergindo das montanhas, Sintra parece mais um cenário de um filme de fantasia.

Visite alguns de seus palácios como: o Palácio da Pena, Palácio Nacional de Queluz, Monserrate e outros pontos turísticos interessantes como o castelo dos Mouros, o Convento dos Capuchos, entre outros. Aproveite e conheça a famosa casa de doces Piriquita e prove o tradicional travesseiro, um pastel amendoado que é o carro-chefe da casa.

palacio da pena sintra

Pretende se hospedar em Sintra? Sugerimos o hotel Tivoli Sintra, ótima localização e uma excelente rede hoteleira.

A Quinta da Regaleira

Situada no centro histórico da vila de Sintra , é um um dos mais surpreendentes monumentos da vila. Foi construída no período da monarquia entre os anos de 1904 e 1910. Comprada por Augusto de Carvalho Monteiro e ampliada pelo arquiteto e cenógrafo italiano Luigi Manini .

A arquitetura e a arte do palácio, capela e demais construções foram cenicamente concebidas no contexto de um jardim paradisíaco, com diversos elementos que induzem à magia e mistério. Dizem que nada ali foi construído por acaso, é um lugar enigmático e cheio de mistérios e ocultismos.

Atualmente, o lugar recebe visitantes de todo o mundo e possui uma agenda com concertos, contação de histórias, exposições, espetáculos de dança e outros eventos culturais.

Prepare-se para caminhar, o lugar é bastante grande e precisa de pelo menos 3 horas para que você desbrave todos os espaços. Mas fique tranquilo, logo na entrada você recebe um mapa!

Um dos pontos interessantes para se visitar dentro quinta é o Poço Iniciático. Trata-se de uma galeria subterrânea que podemos descer através de uma escadaria em espiral sustentada por colunas, por onde se desce até o fundo. Essa escadaria é dividida em nove patamares separados por lances de 15 degraus cada um, que dizem fazer referência à Divina Comédia de Dante, e que podem representar os 9 círculos do inferno, do paraíso, ou do purgatório. O poço recebeu esse nome pois acredita-se que ele era usado em rituais de iniciação à maçonaria.

Poço Iniciático - Quinta da Regaleira

Poço Iniciático – Quinta da Regaleira

Vale ressaltar que o poço está ligada a vários outros pontos da quinta através de túneis subterrâneos, leve uma lanterna para explorá-los!

A quinta da Regaleira tem diversos pontos a serem explorados, visite o site oficial e saiba mais.

Horário de funcionamento

A bilheteria da Quinta da Regaleira abre em horários diferentes de acordo com a época do ano.

No período de 01/04 a 30/09 abre às 09:30 e encerra às 19 horas. Já de 01/10 a 31/03 funciona das 09:30 às 17 horas.

Visitas

As visitas podem ser livres ou guiadas, como o visitante preferir. Há também a opção do guia audiovisual e está disponível 7 idiomas, onde paga-se 3 euros e possui também uma versão infantil.

Para a visita livre os valores iniciam em 4 euros, já a guiada custa o dobro do preço. Confira aqui a tabela completa de preços.

Dica SanCaTur: Caso tenha um pouco mais tempo, prolongue a viagem até o litoral passando pela cidade de Cascais e vá até Azenhas do Mar, que está localizada a 10 km de Sintra.

Azenhas do Mar - Portugal.jpg

Azenhas do Mar, Portugal