Você sabe qual é a diferença entre conexão e escala?

No momento da compra de sua passagem aérea é possível verificar algumas opções de voos, como os diretos, com escala ou com conexão. E qual a diferença entre eles?

Os voos diretos são aqueles que encontramos com uma maior frequência e o preferido entre a maioria dos passageiros que buscam uma passagem aérea, neste tipo de voo, como o próprio nome diz, é possível ir do ponto de partida até o destino sem paradas.

O tipo de voo selecionado influencia na duração da viagem no preço do bilhete. Alguns trechos aéreos incluem paradas em uma ou mais cidades antes de chegar no destino escolhido. Estas paradas são denominadas escala ou conexão, mas cada uma destas denominações refere-se à um tipo de voo diferente.

O que é uma conexão aérea?

No voo com conexão é necessário que o passageiro desembarque da aeronave e embarque em uma outra que o levará até o destino final. Em alguns casos, ocorre mais de uma conexão durante a viagem.

No momento da parada na conexão, os chamados de “passageiros em trânsito” serão indicados pelos comissários o horário exato e o portão de embarque do próximo voo.

Mesmo com as orientações dos agentes da companhia aérea, é importante se manter atento à alguns detalhes, como por exemplo: ao fazer uma conexão é como se você estivesse iniciando um novo trecho, da cidade onde foi feita a parada até o seu destino, sendo assim, o número do voo irá mudar também. Em voos internacionais, pode ser necessário passar pelos departamentos de imigração e alfândega do país em que for feita a parada, certifique-se de que documentos como visto (visto de trânsito) e passaporte estejam em ordem.

Quanto às suas bagagens, o procedimento pode variar de uma companhia para outra, mas na maioria das vezes ela é despachada e não é necessário que você se preocupe com isso. Caso a companhia aérea não forneça este serviço, é necessário, pegar a bagagem na esteira e despachá-la novamente. Lembre-se de ter itens importantes e de primeira necessidade em sua bagagem de mão, principalmente se a sua conexão for mais demorada.

Voos com escalas, o que são?

Nos voos com escala o avião também faz uma parada em uma ou mais cidades, porém neste caso, não é necessário desembarcar da aeronave.

A escala é feita pela companhia aérea apenas para que a aeronave seja reabastecida, desembarque de passageiros que vão ficar naquele destino e para o embarque de novos passageiros que seguirão para o destino final da viagem.

Durante este procedimento, que pode levar um tempo, os passageiros devem aguardar dentro da aeronave.

airport-2373727_960_720

Em qualquer uma das ocasiões, lembre-se sempre de ficar atento ao portão e horário de embarque de seu voo e se tirar as suas dúvidas no momento do check in ou com algum agente do aeroporto. Boa viagem!